.

.

sexta-feira, 4 de março de 2016

DIREITOS DA MULHER TRABALHADORA

Já que estamos no mês da mulher, vamos ver algumas informações importantes, que toda mulher deveria saber, com relação aos seus direitos trabalhistas.



  • Toda mulher gestante tem estabilidade no emprego, ou seja, é vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa da trabalhadora gestante, a partir da data de confirmação da gravidez até 5 (cinco) meses após o parto.
  •  Em empresas onde trabalham pelo menos 30 mulheres com mais de 16 anos de idade, deve ter um local apropriado, onde as empregadas possam deixar sob vigilância e com assistência, os seus filhos durante o período de amamentação. As empresas podem adotar o sistema de reembolso-creche, em substituição a exigência de creche no local de trabalho, ou substituir por creches mantidas com convênios com a empresa ou deixar a cargo do SESI, SESC e entidades sindicais.
  • Até aos 6 meses de idade dos filho, a mulher tem direito a 2 pausas de 30 minutos cada uma, durante a jornada de trabalho, essas pausas não se confundem com os intervalos normais para repouso e alimentação. Quando necessário esse período de  6 meses poderá ser aumentado a critério do médico
  • Licença maternidade, a Constituição Federal de 1988, garante a todas as mulheres trabalhadoras sob regime CLT,  o direito a 120 dias de licença. A Lei 11.770 de 9 de setembro de 2008, mediante incentivo fiscal, estimula as empresas a concederam licença maternidade de 180 dias. Em casos especiais, e mediante atestado médico, os períodos de licença antes e depois do parto  poderão ser aumentados em mais 2 semanas cada um.

terça-feira, 1 de março de 2016

PRÊMIO BRASKEM DE SST


Informações sobre o Prêmio Braskem de SST e inscrições no link abaixo:


Prêmio Braskem de SST 2016

Começou a corrida rumo a vitória no 3º Prêmio Braskem de Jornalismo Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Até o dia 31 de março, jornalistas profissionais residentes em Alagoas, assessores de imprensa e estudantes de Jornalismo poderão submeter matérias, fotografias e cases que destaquem a importância da qualidade do ambiente de trabalho, prevenção de acidentes e a preservação da vida dos trabalhadores.
As novidades do prêmio serão anunciadas no lançamento, que acontecerá no dia 01 de março no Bodega do Sertão.
O Prêmio Braskem de Jornalismo Saúde e Segurança no Trabalho vem sendo realizado desde 2014 e tendo um aumento de inscrições a cada ano. É uma realização da Braskem, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas, com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE/AL), através de sua Seção de Inspeção do Trabalho.
O regulamento e as fichas de inscrição poderão ser encontrados no endereço premiobraskemdesst.sindjornal.org.br ou no site do Sindjornal www.sindjornal.org.br, a partir do dia 01. Serão aceitos até quatro trabalhos para jornalistas profissionais e três para estudantes, publicados ou veiculados em mídia local entre 01 de março de 2015 e 31 de março de 2016. As assessorias poderão concorrer com até três cases conduzidos neste mesmo período. 

Veja a matéria completa no link:

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Colocar gasolina ''até a boca'' do tanque pode prejudicar frentistas


O PERIGO DO BENZENO PARA OS FRENTISTAS DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS.



Os frentistas estão expostos a vários riscos, devido a manipulação de combustíveis e derivados de petróleo que além de serem produtos altamente inflamáveis, causam também problemas respiratórios e danos a pele.
O principal risco de doenças ocupacionais para os frentistas é o contato com o benzeno presente na gasolina. O benzeno pode ser absorvido por via oral, cutânea ou inalação e agir sobre o sistema nervoso central. O benzeno é altamente cancerígeno e pode causar vômitos e náuseas, além de leucopenia  ( Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos).
Essas doenças podem ser evitadas, para isso é de suma importância a utilização de EPI's, no entanto é muito difícil encontrar frentistas fazendo uso desses equipamentos, por descuido, desleixo ou mesmo por falta de informação.
A inalação de altas concentrações do benzeno por um curto período de tempo pode causar sonolência, enjoo, aceleração do ritmo cardíaco, cefaleia, tremor, confusão mental e inconsciência. A ingestão de alimentos e bebidas contaminados com altos teores de benzeno pode produzir vômito, irritação no estômago, enjoo, sonolência, convulsão, aceleração do batimento cardíaco e morte. A exposição por longo prazo pode resultar em depressão da medula óssea.