.
segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
O PERIGO DO BENZENO PARA OS FRENTISTAS DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS.
Os frentistas estão expostos a vários riscos, devido a manipulação de combustíveis e derivados de petróleo que além de serem produtos altamente inflamáveis, causam também problemas respiratórios e danos a pele.
O principal risco de doenças ocupacionais para os frentistas é o contato com o benzeno presente na gasolina. O benzeno pode ser absorvido por via oral, cutânea ou inalação e agir sobre o sistema nervoso central. O benzeno é altamente cancerígeno e pode causar vômitos e náuseas, além de leucopenia ( Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos).
Essas doenças podem ser evitadas, para isso é de suma importância a utilização de EPI's, no entanto é muito difícil encontrar frentistas fazendo uso desses equipamentos, por descuido, desleixo ou mesmo por falta de informação.
A inalação de altas concentrações do benzeno por um curto período de tempo pode causar sonolência, enjoo, aceleração do ritmo cardíaco, cefaleia, tremor, confusão mental e inconsciência. A ingestão de alimentos e bebidas contaminados com altos teores de benzeno pode produzir vômito, irritação no estômago, enjoo, sonolência, convulsão, aceleração do batimento cardíaco e morte. A exposição por longo prazo pode resultar em depressão da medula óssea.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário